Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Seminário Regional I (2011) - Relatórios

Concluímos no dia 11 de novembro de 2011 nosso primeiro  ciclo de Seminários de Capacitação de Gestores Públicos para as CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados, que contou com a participação de cerca de 300 cidades do Brasil.

Ao longo de dois meses e quinze dias, a equipe composta por membros dos Ministérios da Cultura, dos Esportes, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome capacitou cerca de 900 técnicos de todos os Estados sobre a Gestão das praças e formas de Mobilização Social, além de ter buscado esclarecer dúvidas sobre a gestão compartilhada do equipamento, suas funcionalidades, a captação de recursos e parcerias público-privadas.

No primeiro dia de cada seminário, foram apresentadas as tipologias das praças e as funcionalidades destas, considerando a participação de cada um dos ministérios envolvidos. Também foram apresentadas as devolutivas dos planos de gestão que cada um dos municípios preencheu no site das praças, visando a manutenção, o planejamento financeiro, os recursos humanos e a programação.

No segundo dia, os participantes se dividiram em grupos e discutiram o processo de mobilização social que deverá ser desenvolvido em cada uma das praças, visando a formatação de um grupo gestor que fará a gestão das mesmas.

Em 2012, será oferecido aos gestores (conforme apresentado nos Seminários) um curso à distância que objetiva aprofundar todos os temas já apresentados e introduzir novos conhecimentos, aprimorando as capacidades técnica e conceitual de cada um.

O processo de discussão e aprofundamento dos temas propostos nos seminários pelos gestores participantes nos grupos de trabalho foi muito rico. A partir das experiências de cada um dos municípios e participantes, se definiram metas, possibilidades de organização, conceitos e formas de constituição dos futuros grupos gestores de cada uma das CEUs, considerando a vocação local onde cada uma será implantada, as realidades locais, sociais e culturais e formas de abordagem e mapeamento da comunidade que receberá a praça.

Percebemos, ao final de cada seminário, o comprometimento de cada um dos municípios em realizar o trabalho de mobilização, considerando que sem um planejamento orçamentário, de RH, de usos das praças e sem o envolvimento da comunidade será muito difícil a sustentabilidade e manutenção destas, por serem equipamentos grandes e que estão fundamentalmente instalados em áreas de vulnerabilidade social.

Com isto concluímos que alcançamos o objetivo dos seminários, que era o de comprometer os municípios com uma gestão responsável, viável, participativa e que respeite a vocação local onde cada uma das CEUs será implantada, gestão esta que, no nosso entender, garantirá a sustentabilidade deste novo equipamento público.

Baixar Relatórios