Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Realizados mais três encontros do Segundo Ciclo de Ativação das Praças

A Diretoria de Infraestrutura Cultural encerra o mês de julho com cinco encontros de Ativação realizados no âmbito do Segundo Ciclo de Ativação das Praças, que prevê doze encontros de ativações regionais ao longo do ano. Após as ativações realizadas em Anápolis-GO e Niterói-RJ, foi a vez dos municípios de Macapá-AP, Itaberaba-BA e Horizonte-CE sediarem os encontros.

A ativação das Praças do Amapá, Pará e Tocantins foi realizada no dia 26 de junho no município de Macapá-AP, no dia seguinte à cerimônia de posse do Grupo Gestor da Praça, com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Além do Grupo Gestor da Praça, funcionários do equipamento e artistas locais, o encontro contou com a presença dos municípios de Ananindeua-PA e Breves-PA. Também estiveram presentes representantes dos ministérios parceiros do Programa: Débora Mara Caldeira, engenheira do Departamento de Infraestrutura do Esportes da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (ME); Andrea Ewerton, Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (ME); e Rafael Galvão, Diretor do Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (MTE).

Os debates deste encontro focaram na atuação das equipes locais e do grupo gestor do equipamento no trabalho de organização das agendas dos espaços, visando à acomodação e ao atendimento de todas as demandas locais, além de enfatizarem a importância da realização de eventos como as ativações, especialmente com a participação dos ministérios, que contribuem para o fortalecimento da gestão compartilhada dos equipamentos.

A Ativação realizada em Itaberaba-BA, que abrangeu as Praças do Estado da Bahia, foi realizada no dia 16 de julho com a presença de autoridades municipais de Itaberaba, da equipe do Ministério, e de representantes dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Camaçari, Paulo Afonso, Irecê, Jacobina, Porto Seguro, São Sebastião do Passé e Feira de Santana.

Diversas questões concernentes ao Programa foram debatidas neste encontro, desde as mais voltadas à operacionalização das metas do Programa, como a mobilização social e as atas nacionais de registro de preços para aquisição de equipamentos e mobiliário, até aquelas mais relacionadas ao cotidiano dos equipamentos, como o processo de promoção do sentimento de pertencimento da comunidade ao espaço e a questão da segurança do equipamento.

A ativação das Praças dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, realizada no dia 23 de julho em Horizonte-CE, contou com a presença de representantes de 16 municípios, a maior parte do Ceará. Neste encontro, além das autoridades municipais, destaca-se a presença do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. O encontro também contou com a presença de representantes dos Ministérios parceiros do Programa – Kennedy Silva, engenheiro do Departamento de Infraestrutura do Esporte da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (ME); Priscilla Oliveira, Coordenadora da Secretaria Nacional de Segurança Pública , do (MJ); e Rafael Galvão, Diretor do Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (MTE).

O Secretário de Cultura do Ceará ressaltou que espaços como as Praças devem valorizar a cultura local, como o movimento junino, muito forte no Estado. Além disso, Guilherme Sampaio destacou, como decisão política de grande relevância, a inserção da política cultural no âmbito do PAC, que se dá com os investimentos do governo federal em espaços de cultura e lazer.

Os encontros têm demonstrado a importância da promoção de espaços como estes, que proporcionam a troca de experiências, a formação de rede de gestores e a capacitação dos municípios, tanto em relação aos aspectos mais operacionais do Programa quanto em relação a outros Programas que ajudam a garantir a sustentabilidade e o aspecto intersetorial das Praças.

 

Confira abaixo os relatórios dos Encontros

Relatório do Encontro de Ativação de Macapá-AP – clique aqui

Relatório do Encontro de Ativação de Itaberaba-BA – em construção

Relatório do Encontro de Ativação de Horizonte-CE – em construção