Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Inauguração do Segundo Ciclo de Ativação das Praças

Inaugurando o Segundo Ciclo de Ativação das Praças – ação da Diretoria de Infraestrutura Cultural que realizará doze encontros de formação regionais e um encontro nacional durante o ano de 2015 –, o Encontro de Ativação das Praças do Centro-Oeste foi realizado em maio de 2015 no município de Anápolis-GO e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre representantes de Praças de 16 municípios da região, de ministérios parceiros do Programa, de diferentes secretarias do MinC, além da equipe da Diretoria de Infraestrutura Cultural (DINC), gestora do Programa.

O Encontro foi aberto pelo Diretor de Infraestrutura Cultural, Germano Andrade Ladeira, apresentando a programação e os objetivos do encontro. Em seguida, João Batista Gomes Pinto, prefeito de Anápolis-GO, falou em nome do município sede da ativação, dando boas vindas aos participantes.

Após a abertura do evento, ainda na parte da manhã, o diretor Germano Andrade Ladeira fez duas apresentações: uma sobre o Programa e suas metas, desde a obra até a ocupação; e outra sobre uma ação da Coordenação Geral de Infraestrutura Cultural da DINC, que é a elaboração das Atas Nacionais de Registro de Preços.

Em seguida, foi a vez da Coordenadora Geral de Mobilização Social e Gestão, Isadora Tami Lemos Tsukumo, acompanhada de sua equipe, falar sobre as ações desenvolvidas por sua coordenação para o apoio à mobilização social ainda no estágio de obra dos equipamentos, e ao planejamento e à gestão, nos estágios finais de obra e após a inauguração.

Na parte da tarde do evento, os participantes assistiram a diversas apresentações de projetos artísticos do município de Anápolis, e em seguida gestores de equipamentos inaugurados compartilharam suas experiências de gestão com o público. Participaram desta mesa Benedito Pereira da Silva, gestor de Anápolis (GO), Washington Silveira Arruda, gestor de Aparecida de Goiânia (GO), e Paulo Ricardo Martins de Lima, gestor de Rio Verde (GO).

As atividades da parte da tarde seguiram com a exposição dos ministérios parceiros do Programa, que apresentaram projetos prioritários para os territórios dos CEUs. Participaram da mesa Andréa Nascimento Ewerton, diretora da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte; Débora Mara Caldeira, técnica da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte; Anete Alves Fernandes Fidelis, técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego; Priscilla Oliveira, coordenadora da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; Paula Oliveira Lima, gestora da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social; e Kathyana Dantas Machado Buonafina, gestora da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República.

A última mesa foi composta por representantes de diferentes Secretarias do Ministério da Cultura, apresentando intersecções entre as ações das secretarias e o Programa. Participaram da mesa: o Diretor de Sistema Nacional de Cultura e Integração de Programas, Eduardo Mattedi Furquim Werneck, da Secretaria de Articulação Institucional; o assessor Frederico Maia Barbosa, do Gabinete do Ministro; o Coordenador Geral de Formulação, Difusão e Articulação de Programas e Projetos, Luiz Henrique Santos Oliveira Sena, da Secretaria de Audiovisual; e a Coordenadora de Articulação de Políticas Culturais, Kelly Cristina Alves, da Secretaria de Formação Artística e Cultural.

Acesse as apresentações do MinC e ministérios parceiros:

Apresentação DINC - O Programa

Apresentação DINC - Atas

Apresentação DINC - Mobilização

Apresentação Ministério do Esporte - SNELIS

Apresentação Ministério do Esporte - CIEs

Apresentação Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Apresentação Secretaria Nacional de Juventude

Vídeo Ministério da Justiça

O encontro, com formato de um dia e participação de gestores e comunidades de até trinta Praças, será replicado em outras regiões do Brasil. O próximo encontro, para Ativação das Praças dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, será realizado em Niterói-RJ no mês de junho. No total pretende-se realizar doze ativações regionais e um encontro nacional durante o ano de 2015.

Confira aqui o relatório completo da Ativação realizada no município de Anápolis-GO