Developed in conjunction with Ext-Joom.com

LabCEUs oferece bolsas para ocupação dos laboratórios multimídias dos CEUs

Já estão abertas as inscrições para a chamada pública que selecionará projetos de ocupação dos espaços multimídia de dez Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). A iniciativa dá a largada no programa LabCEUs (Laboratórios de Cidades Sensitivas), que visa ocupar os CEUs com atividades que fortaleçam as interações da comunidade com a cidade. Projetos que se relacionem com o cotidiano (mobilidade, coleta de lixo, esporte e alimentação, entre outros) serão bem-vindos.

O programa oferece 15 bolsas em todas as regiões do país: dez de R$ 8 mil, para ocupações de dois meses, e cinco de R$ 16 mil, para projetos de quatro meses. As atividades devem estimular a inovação e a experimentação metodológica em ensino, pesquisa e produção colaborativa. É fundamental, ainda, que se alinhem com pelo menos uma das quatro áreas da Economia Criativa e Cultura Digital apresentadas na chamada pública (Comunicação, Espaços e Territórios, Interatividade e Raízes e Tradições). Brasileiros maiores de 18 anos residentes em todo o território nacional podem participar da chamada pública.

As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por representantes do InCiti (Pesquisa e Inovação para as Cidades) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e do MinC, segundo critérios de relevância social, conceitual e aplicabilidade no município selecionado; criatividade da proposta e viabilidade de execução; articulação e parcerias com organizações socioculturais do entorno dos laboratórios; experiência do proponente em projetos de conhecimento aberto, inovação social e participação cidadã; e proposta de documentação das atividades.

As ocupações deverão ser realizadas entre março e junho de 2015, nos CEUs de Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP) ou Sete Lagoas (MG).

O prazo para se inscrever termina no próximo dia 31 de janeiro. As propostas selecionadas serão divulgadas em 19 de fevereiro. O regulamento, seus anexos e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do programa Laboratórios de Cidades Sensitivas. O e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas.

CEUs

Os Centros de Artes e Esportes Unificados são complexos educacionais, esportivos e culturais que reúnem, no mesmo espaço, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital em territórios de alta vulnerabilidade social.

LabCEUs

Os Laboratórios de Cidades Sensitivas são uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).